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DIA DOS PAIS - APROVEITE ESTA OPORTUNIDADE PDF Imprimir E-mail

Pelas informações que se tem a respeito, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953,dia de São Joaquim, completando exatos 55 anos em 2008. Posteriormente, por motivos comerciais,  a data foi alterada para o segundo domingo de agosto.

Atualmente o dia dos pais e o quarto em termos de oportunidade de venda para o varejo em geral, perdendo apenas para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Logicamente que para quem trabalha com produtos destinados ao público masculino esta é a segunda melhor data de venda, perdendo apenas para o Natal.

E você que trabalha com esse tipo de público já estabeleceu as suas estratégias para aproveitar esta ótima  chance de vender mais?

As ações a seguir mencionadas se adotadas com a devida antecedência poderão melhorar o resultado do seu negócio:

  • Preparar um mix de produtos com ofertas especiais, com montagem de kit e outros atrativos para chamar a atenção de   seus clientes e conquistar novos consumidores;
  • Elaborar uma vitrine atrativa e vendedora, com as principais ofertas oferecidas, para chamar a atenção do público passante;
  • Fazer um trabalho de telemarketing, com a devida antecedência,  comunicando aos seus clientes as principais ofertas da loja a sua disposição;
  • Preparar a sua equipe de venda com as melhores práticas de abordagem, sondagem, demonstração e fechamento de venda, para não perder nenhuma oportunidade de transformar passante em comprador;
  • Se a sua equipe der uma show de encantamento, esta será uma grande oportunidade para fidelizar os seus clientes, inclusive os novos, aumentando a sua carteira de clientes satisfeitos;
  • Pesquisar os principais concorrentes para identificar as ofertas por eles oferecidas e contra atacar com outras alternativas de maior atratividade;
  • Cadastrar os novos clientes para que possam ser realizadas ações de pós-venda, para torna-los clientes cativos da sua marca;
  • Após a data, avaliar os resultados obtidos, comparando com anos anteriores e anotar o que deu certo e que não foi tão bem, para que possa ser corrigido no ano seguinte ou em outros eventos da mesma natureza. Agindo dessa forma, você estará fazendo o que se chama no mundo corporativo, notadamente nas grandes empresas, de gestão do conhecimento.

As ações propostas certamente aumentarão as vendas da  sua loja  nessa data comemorativa e  poderão aumentar as vendas nos meses subseqüentes, com o aumento da sua base de cliente.

 

 
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