Os pequenos e médios varejistas não têm o hábito de planejar suas ações para um médio e longo prazo. A situação atual do varejo brasileiro exige de cada empresário varejista a busca constante de melhores resultados financeiros, os quais podem ser conseguidos por três ações distintas,  ou a combinação entre elas:

  1. Aumento de vendas: o que nem sempre é possível em em face de estagnação da economia brasileira e o não crescimento da renda da população, aliado ainda ao ingresso no mercado de consumo de outros produtos e serviços que tiram da população uma  parte importante da sua renda, tais como: telefone celular, tv por assinatura, internet e outros;
  2. Melhoria do markup, ou seja, das margens de comercialização. Sem o crescimento da economia e da renda da população e com o aumento da competição em praticamente todos os segmentos
  3. do varejo é uma missão praticamente impossível o aumento do markup;
  4. Otimização dos custos operacionais: Este sim, o varejista pode e deve atuar constantemente no sentido de otimizá-los, inclusive com novas formas de operação, o que exige o conhecimento e acompanhamento de todos os custos operacionais.

Seria importante se todas as operações varejistas, mesmo o empresário com apenas uma loja elaborasse um plano de negócios, por mais simples que seja, para que pudesse ter uma visão clara dos resultados financeiros ao longo de 12 meses.

Um plano de negócios simples, envolve a construção das seguintes peças orçamentárias:

  1. Planejamento anual de vendas: Elaborado com base nas vendas reais  dos dois últimos anos  e levando-se em conta as perspectivas de vendas do segmento para o ano objeto do planejamento;
  2. Planejamento anual de estoque: Elaborado com base na cobertura de estoque desejado;
  3. Planejamento anual de compras e de margem: Elaborado com base no planejamento anual de vendas e de estoque, e no markup desejado para o período;
  4. Planejamento anual de resultados: Elaborado com base nas vendas e compras previstas e na estimativa dos custos operacionais, inclusive os custos da administração central.

Todas as peças orçamentárias acima devem ser elaboradas por loja, para que se possa ter o resultado financeiro por unidade e todas as lojas juntas o que demonstra o resultado da empresa como um todo.

Um planejamento anual de resultados pode ter o formato, constante da planilha a seguir, devendo ser elaborada uma para cada loja e uma com o total de todas as lojas juntas. Cada tipo de loja tem grupos de despesas diferentes, porém as rubricas básicas estão contempladas no exemplo citado, o qual deve ser adaptado de acordo com as necessidades de cada operação.

Normalmente se elabora o planejamento de resultado que se pretende alcançar e durante o exercício é  feito o  acompanhamento comparando o previsto com o realizado, verificando e corrigindo as distorções porventura existentes.

Se o leitor tiver interesse em conhecer melhor este assunto, entre em contato com a redação da Revista Empresário Lojista, que publicaremos outros artigos sobre o  tema. 

 

PLANEJAMENTO ANUAL DE RESULTADO POR LOJA

 

Itens

 Janeiro

 Fevereiro

 Março

 Loja – 1  Valor

%

 Valor

%

 Valor

%

 Venda  R$        115.000,00

100,0%

 R$     155.000,00

100,0%

 R$ 140.000,00

100,0%

 Custo dos produtos vendidos  R$          62.841,53

54,6%

 R$       84.699,45

54,6%

 R$   76.502,73

54,6%

 Markup  R$                  1,83  R$               1,83  R$           1,83

0,0%

 Lucro Operacional Bruto  R$          52.158,47

45,4%

 R$       70.300,55

45,4%

 R$   63.497,27

45,4%

 Custos Fixos      
 Aluguel  R$            2.200,00

1,9%

 R$         2.200,00

1,4%

 R$     2.200,00
 Condomínio. +  Fundo. Promoção  R$                     –

0,0%

 R$                  –

0,0%

 R$              –

0,0%

 IPTU  R$                     –

0,0%

 R$                  –

0,0%

 R$              –

0,0%

 Água  R$              200,00

0,2%

 R$           200,00

0,1%

 R$       200,00

0,1%

 Luz  R$            2.366,70

2,1%

 R$         2.366,70

1,5%

 R$     2.366,70

1,7%

 Contribuição Sindical  R$                70,00

0,1%

 R$             70,00

0,0%

 R$         70,00

0,1%

 Despesas administrativas  R$            1.500,00

1,3%

 R$         1.500,00

1,0%

 R$     1.500,00

1,1%

 Despesas de manutenção  R$              800,00

0,7%

 R$           800,00

0,5%

 R$       800,00

0,6%

 Aluguel de POS (Carão de Crédito)  R$              200,00

0,2%

 R$           200,00

0,1%

 R$       200,00

0,1%

 Provisão de  Férias e 13º Salário  R$            1.788,48

1,6%

 R$         2.410,56

1,6%

 R$     2.177,28

1,6%

 Honorário de  Contador  R$            450,00

0,0%

 R$            450,00

0,0%

 R$      450,00

0,0%

 Salário fixo

0,0%

0,0%

0,0%

 Telefone  R$              700,00

0,6%

 R$           700,00

0,5%

 R$       700,00

0,5%

 Lanche (sábado e+domingo)  R$              400,00

0,3%

 R$           400,00

0,3%

 R$       400,00

0,3%

 Despesas com saúde ocupacional  R$                50,00

0,0%

 R$             50,00

0,0%

 R$         50,00

0,0%

 Despesas com segurança

0,0%

0,0%

0,0%

 Vale transporte  R$            3.200,00

2,8%

 R$         3.200,00

2,1%

 R$     3.200,00

2,3%

 Total dos Custos Fixos  R$          13.475,18

11,7%

 R$       14.097,26

9,1%

 R$   13.863,98

9,9%

 Custos variáveis  

0,0%

 

0,0%

 

0,0%

 Pessoal  R$            9.200,00

8,0%

 R$       12.400,00

8,0%

 R$   11.200,00

8,0%

 CPMF

0,0%

0,0%

 Embalagens (R$,31/venda)  R$            1.290,26

1,1%

 R$         1.739,05

1,1%

 R$     1.570,76

1,1%

 INSS+FGTS  R$            1.600,00

1,4%

 R$         1.600,00

1,0%

 R$     1.600,00

1,1%

 Simples (5,4% faturamento)

0,0%

0,0%

0,0%

 ICMS  R$              1314,00

0,8%

 R$           900,00

0,6%

 R$       900,00

0,6%

 Outras despesas

0,0%

0,0%

0,0%

 Treinamento/desenvolvimento  R$            1.150,00

1,0%

 R$         1.550,00

1,0%

 R$     1.400,00

1,0%

 Propaganda  R$            1.150,00

1,0%

 R$         1.550,00

1,0%

 R$     1.400,00

1,0%

 Investimentos

0,0%

0,0%

0,0%

 Rescisões (exceto férias e 13)  R$            2.000,00

1,7%

 R$         2.000,00

1,3%

 R$     2.000,00

1,4%

 Despesas Financeiras  R$            1.341,67

1,2%

 R$         1.808,33

1,2%

 R$     1.633,33

1,2%

 Total custo variável  R$          18.631,93

16,2%

 R$       23.547,39

15,2%

 R$   21.704,09

15,5%

 Total geral do custo   R$          32.107,11

27,9%

 R$       37.644,65

24,3%

 R$   35.568,07

25,4%

 Lucro Líquido  R$          20.051,36

17,4%

 R$       32.655,90

21,1%

 R$   27.929,20

19,9%

 Rateio administração central  R$            9.200,00

8,0%

 R$       12.400,00

8,0%

 R$   11.200,00

8,0%

 Lucro líquido final  R$          10.851,36

9,4%

 R$       20.255,90

13,1%

 R$   16.729,20

11,9%