Os processos de construção e desconstrução de imagem ocorrem em praticamente todos os tipos de relacionamento humano, mas é no relacionamento amoroso que esse processo fica mais claro e evidenciado.

Quando você inicia um novo relacionamento normalmente a fase inicial é movida pela emoção. Passada essa fase você começa a construir a imagem da pessoa de acordo com os seus valores e atributos que você mais valoriza. Se  valoriza a honestidade procura construir a imagem de que a pessoa é extremamente honesta. Se valoriza, a justiça você começa construir a imagem de que a pessoa age sempre com justiça. Se você não  gosta de pessoa interesseira, passa a enxergar que a pessoa nunca faz as coisas por interesse. E assim você constrói e imagem da pessoa  ideal dentro daquilo que você mais valoriza como ser humano, até mesmo para você  justificar o quanto  gosta dela.

Um dia a pessoa rompe a relação contigo sem nenhum motivo aparente e aí você começa o processo de desconstrução da imagem da pessoa, para que  possa  esquece-la, pois como poderá esquecer a pessoa perfeita que você idealizou dentro da imagem que construiu? Você vai identificar que em algum momento ela agiu de alguma forma que não demonstrou ser tão honesta assim. Que em determinado momento ela não foi tão justa, você é que foi ingênuo e não percebeu!. Que em determinada situação ela agiu da forma tal por puro interesse e você nem atentou para o fato, que somente agora  claro na sua cabeça. Esse processo de desconstrução leva um determinado tempo que pode variar de pessoa para pessoa, até que um dia você chega a conclusão que foi a melhor coisa que poderia ter acontecido foi ela romper a relação, pois ela não merecia uma pessoa como você

Por essa razão é que uma relação rompida, deve  ser recomposta o mais rápido possível e, caso não seja reconciliada num curto espaço de tempo, esqueça para sempre, será melhor para ambos e acaba afetando qualquer outro tipo de relacionamento existente entre os dois.

Construir uma imagem é fácil, desconstruir e difícil e resconstruir é praticamente impossível, razão pela qual um relacionamento reatado jamais será como antes.

Esse processo se aplica também a construção e desconstrução da imagem de uma marca, de um produto ou serviço ou mesmo de uma organização como um todo.